85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Tempo de Viver

Cerco de Jericó: Estudo Bíblico do dia 04-09-18 (TER)

  • Publicado em 04/09/2018

Tema: continuação do encontro com José

Indicação: Leia por três vezes com atenção Genesis 43, 26-34, deixe-se emocionar por este encontro tão perfeito e cheio de amor. O seu coração precisa ser lavado pelo amor do Senhor a cada instante.

"Logo que José entrou em casa, ofereceram-lhe os presentes que tinham trazido, prostrando-se diante dele até a terra. 27.Ele perguntou pela saúde deles e ajuntou: “Vosso velho pai, do qual me falastes, vai bem? Ainda vive?” 28.“Teu servo, nosso pai, está passando bem; e vive ainda”, responderam-lhe inclinando-se até o solo. 29.Então, levantando os olhos, José viu Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe. “É este, disse ele, vosso irmão mais novo do qual me falastes?” E ajuntou: “Que Deus te faça misericórdia, meu filho!” 30.E retirou-se precipitadamente, porque suas entranhas se tinham comovido por causa de seu irmão, e tinha vontade de chorar; entrou em seu quarto e deu livre curso às lágrimas. 31.Depois de ter lavado o rosto saiu e, procurando dominar-se, disse: “Servi a mesa”. 32.Serviu-se-lhe à parte, seus irmãos também à parte, e igualmente à parte os egípcios, seus comensais, porque lhes é proibido comer com hebreus; isto é para eles uma coisa abominável. 33.Os irmãos de José foram colocados diante dele, desde o mais velho até o mais novo, segundo sua idade, o que lhes fez olhar uns para os outros assombrados. 34.José mandou que se lhes trouxessem porções de sua própria mesa, e a parte de Benjamim foi cinco vezes maior que a dos outros. Eles beberam e alegraram-se com ele. "

Entenda o texto e responda anotando tudo o que o Senhor colocar no seu coração.

1 - Por que José devolveu o dinheiro deles? Será que ele pensou que eles precisariam de dinheiro em virtude da fome que assolava a terra? É mais provável que ele queria aprofundar o interesse e preocupação deles. Note no versículo 28, que este fato os leva a sentir que Deus estava trabalhando em suas vidas. Mais uma vez o arrependimento é o tema deste capítulo. Faça um momento de exame de consciência e deixe-se envolver pela contrição, arrependimento perfeito.

2 - Ao retornarem para casa eles contam para o pai tudo o que aconteceu. Ao verem que todo o dinheiro havia sido devolvido, eles ficaram muito temerosos. Tudo o que ocorreu, em conexão com viagem deles para o Egito, parecia despertar suas consciências de que Deus os estava julgando pelos pecados passados. Que possamos tirar lições deste evento. Nós nunca podemos cometer um pecado e achar que não vamos encará-lo novamente. Se não houver arrependimento pelo pecado, somente podemos aguardar a culpa e o julgamento.

3 – Procure ler e meditar os versículos 29-30, perceba a bondade de José, o amor que ele tem ao irmão. Peça um coração capaz de perdoar e amar sempre, pois somente o amor nos levará a paz e a verdade.