85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Tempo de Viver

Cerco de Jericó: Estudo Bíblico do dia 30-08-18 (QUI)

  • Publicado em 30/08/2018

Tema: Leia por três vezes o texto em Genesis 41, 37-49, veja que o Senhor deseja manifestar em sua vida o seu Poder e Gloria. Cristo foi exaltado pelo sofrimento, também nós seremos se fizermos a santa vontade dEle.

"Essas palavras agradaram o faraó e toda a sua gente. 38.” Poderíamos, disse-lhes ele, encontrar um homem que tenha, tanto como este, o espírito de Deus?”39. E disse em seguida a José: “Pois que Deus te revelou tudo isto, não haverá ninguém tão prudente e tão sábio como tu”. 40.Tu mesmo serás posto à frente de toda a minha casa, e todo o meu povo obedecerá à tua palavra: só o trono me fará maior do que tu.” 41.“Vês, disse-lhe ainda, eis que te ponho à testa de todo o Egito.” 42.E o faraó, tirando o anel de sua mão, pôs na mão de José; e o fez revestir-se de vestes de linho fino e meteu-lhe ao pescoço um colar de ouro. 43.E, fazendo-o montar no segundo dos seus carros, mandou que se clamasse diante dele: “Ajoelhai-vos!” É assim que ele foi posto à frente de todo o Egito, 44.e o faraó disse-lhe: “Sou eu o faraó: sem tua permissão não se moverá a mão nem o pé em toda a terra do Egito.” 45.O faraó chamou a José Tsafenat-Paneac, e deu-lhe por mulher Asenet, filha de Putifar, sacerdote de On. 46.José tinha trinta anos quando se apresentou diante do faraó, o rei do Egito. Ele retirou-se da casa do faraó e percorreu todo o país. 47.A terra produziu abundantemente durante os sete anos de fertilidade. 48.José ajuntou todo o produto destes sete anos no Egito e os pôs em reserva nas cidades, e os mantimentos dos campos que estavam ao redor de cada cidade, guardou-os na mesma cidade. 49.José ajuntou trigo como a areia do mar, em tal quantidade que se não podia contar, pois que ela excedia a toda a medida.

Entenda o texto e em espírito de oração, meditação e contemplação anote tudo o que o Senhor te disser.

1 - Esta é uma das mais extraordinárias mudanças vista na história. José em um dia é visto como um desconhecido prisioneiro estrangeiro, e no outro, como o segundo no comando de uma das maiores nações da terra. Meus irmãos e irmãs, para Deus nada é impossível, basta que façamos a sua vontade tudo em nós vai prosperar. Você crer nisso? Responda com coração sincero ao Senhor.

2 - O Faraó entendeu que Deus havia colocado José naquela posição. Alguns estudiosos da bíblia veem José do Egito como sendo uma figura da exaltação de Cristo como Salvador do mundo. Lembremos que o evangelista Lucas fala que Jesus cresceu em sabedoria, graça e beleza, características anunciadas na Palavra sobre José. Como José governou para que Israel pudesse ser salvo, assim Cristo foi exaltado a fim de que o pão da vida pudesse ser dado. Na vida de ambos o sofrimento antecedeu a glória. Somente através do sofrimento é que eles foram colocados em uma posição de abençoar a outros. Na vocação Shalom adoramos o Ressuscitado que passou pela cruz e nos escritos Shalom ouvimos esse anuncio do caminho de Jesus. “... um caminho de cruz e felicidade”. Peça ao Senhor para firmar os seus passos nEle e diante do reconhecimento da glória de Deus em sua vida, proclame pessoalmente a glória de Deus em sua vida.

3 - Muitos crêem que o novo nome de José significava “Salvador do Mundo”. Podemos ver como isto era apropriado, pois ele foi o homem que salvou o mundo civilizado de morrer de fome. Quanto mais e melhor este título pertence ao Salvador Jesus. Faça uma declaração a gloria de Deus em sua vida, exaltando o poder de Deus sobre todos os acontecimentos.

4 – Contemple o trabalho de José ajuntando trigo durante o período de fartura, obedecendo a Deus que deseja ao povo do Egito, bênçãos e proteção no tempo de penúria. Diante deste contexto, faça uma avaliação da sua forma de se relacionar com as coisas, bens e dinheiro e submeta tudo isso ao poder de Deus, diga a Ele que você deseja fazer o que Ele deseja, pois o melhor e santo e fazer sempre a vontade do Senhor.