85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Tempo de Viver

Cerco de Jericó: Estudo Bíblico do dia 28-08-18 (TER)

  • Publicado em 28/08/2018

Tema: Continuação do sonho do Faraó

Indicação: Leia por três vezes Genesis 41, 14-27, apresente-se diante de Deus como você estiver, Ele ao contrario do Faraó, vai de acolher como estás.
"O faraó mandou chamar José, o qual foi, imediatamente, tirado do cárcere. Ele barbeou-se, trocou de roupas e apresentou-se diante do faraó. 15.Este disse-lhe: “Tive um sonho que ninguém pôde interpretar. Mas ouvi dizer de ti, que basta contar-te um sonho para que tu o expliques.” 16.“Não sou eu, respondeu José, mas é Deus quem dará ao faraó uma explicação favorável.” 17.O faraó disse então a José: “Em meu sonho, eu estava à margem do Nilo, 18.e eis que do Nilo saíram sete vacas gordas e belas, que se puseram a pastar a verdura. 19.E saíram em seguida sete outras vacas magras, feias e disformes, como jamais vi em todo o Egito. 20.As vacas magras e feias devoraram as sete primeiras, as gordas, 21.que entraram em seu ventre como se nada fossem, pois ficaram tão macilentas e feias como antes. Nesta altura despertei. 22.E tive outro sonho: vi elevar-se de uma mesma haste sete espigas cheias e belas. 23.Mas eis que sete outras espigas medíocres, finas e queimadas pelo vento do oriente, germinaram em seguida; 24.e as espigas magras engoliram as sete belas espigas. Em vão contei tudo isto aos mágicos; nenhum deles pôde dar-me a explicação”. 25.José disse ao faraó: “O (duplo) sonho do faraó reduz-se a um só. Deus revelou ao faraó o que ele vai fazer. 26.As sete belas vacas são sete anos, e as sete belas espigas, igualmente, sete anos; o sonho é um só. 27.As sete vacas magras e feias que saíram em seguida são também sete anos; e as sete espigas vazias e queimadas pelo vento do oriente serão sete anos de miséria. "

Compreendendo o texto e respondendo aos quesitos abaixo:

Somente as aflições podem nos preparar para o serviço de Deus. Nos escritos da Comunidade Católica Shalom, no texto Amor Esponsal o Senhor nos diz: “Nosso alvo é a Santidade, não por presunção, mas por vocação”. José é um predestinado a santidade, fazer a vontade de Deus é para os que almejam a santidade; vamos ao inicio deste estudo, clamar a presença do Espírito Santo, ore suplicando entendimento de todas as posturas que você deve tomar para acertar o alvo da vontade de Deus. Anote tudo o que o Senhor for te falando.

1 - No tempo determinado por Deus, após anos de escravidão, José é colocado diante do Faraó. Ele é um homem maduro, estando acima da bajulação ou do engano de confiar em si próprio. Ele esta na presença de Deus e Deus está com ele. Humildade e confiança no poder de Deus é uma marca que distingui Seus servos. José era o encarregado da prisão. Os homens egípcios não só barbeavam o rosto como também rapavam todos os pelos do corpo. Geralmente usavam peruca. Os oficiais egípcios menosprezavam os cananeus, que eram peludos, inclusive os hebreus. Como servo de Potifar, José provavelmente adotou o visual e a maneira de se vestir dos egípcios. Mas, na prisão, ele não mantinha essa aparência. Diante de Deus, peça a graça do autoconhecimento e perceba como é a sua postura diante do Senhor e diante dos seus irmãos, será que você é uma pessoa flexível, sensível, perceptível para ver como o seu comportamento interfere no seu caminho para a santidade? Anote tudo o que o Senhor te disser.
 
2 - José explicou que ambos os sonhos tinham a mesma interpretação. Deus estava mostrando ao Faraó o que Ele estava prestes a fazer. As sete vacas gordas e as sete espigas boas representavam sete anos de fartura. As sete vacas magras e as sete espigas miúdas representam sete anos de fome. Conduzido pelo Espírito de Deus, José revelou ao faraó que os dois sonhos tinham o mesmo significado e que isto significa? Deus revelara ao faraó à sua vontade soberana, note que o dom da verdade proclamada por José, faz o Faraó crer. Novamente, José citou e enalteceu o Deus vivo em uma corte pagã. Deus havia concedido os sonhos ao faraó e capacitado José a compreendê-los. Por fim, Deus deixou claro que estava e sempre estaria no comando de todas as coisas bem como que deseja relacionar-se pessoalmente com cada ser humano.

A repetição da frase: “o que Deus há de fazer”, visa enfatizar a ideia de que todas as coisas estão submetidas a Deus. O Senhor colocou José no Egito durante o período crítico para que Ele pudesse abençoar todas as nações por meio de um hebreu. Então, a bênção do verdadeiro Deus vivo se tornaria conhecida por todo o mundo antigo, pois Ele prometera abençoar todas as nações usando o povo de Israel para isso. Peça ao Senhor para usar você como instrumento de benção e paz na vida de muitos a sua volta, o primeiro passo é amar e perdoar sempre.