85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Tempo de Viver

Cerco de Jericó: Estudo Bíblico do dia 25-08-18 (SAB)

  • Publicado em 25/08/2018

Tema: José e a sedutora

Indicação: Leia por três vezes em oração Genesis 39, 11-23, sempre na certeza de que o Senhor quer fazer de você um homem ou uma mulher, repleto de graças e virtudes.
"Certo dia, tendo ele entrado na casa para fazer seus serviços, e não se encontrando ali ninguém da casa, 12.ela segurou-o pelo manto, dizendo: “Dorme comigo!” Mas José, largando- lhe o manto nas mãos, fugiu. 13.Vendo a mulher que ele lhe tinha deixado o manto nas mãos e fugido, 14.chamou a gente de sua casa e disse-lhes: “Vede: trouxeram-nos este hebreu para a casa a fim de que ele abuse de nós. Este homem veio-me procurar para dormir comigo, mas eu gritei. 15.E vendo que eu me punha a gritar, deixou seu manto ao meu lado e fugiu.” 16.E guardou junto de si as vestes de José até a volta de seu senhor. 17.E fez-lhe a mesma narrativa: “O escravo hebreu, disse ela, que nos trouxeste, veio à minha procura para abusar de mim. 18.Mas, pondo-me a gritar, deixou o seu manto ao meu lado e fugiu.” 19.Ao ouvir isto de sua mulher, contando-lhe como se tinha comportado com ela o seu servo, ele enfureceu-se, 20.e lançou José na prisão, onde se encontravam detidos os prisioneiros do rei. E José foi encarcerado. 21.O Senhor estava com ele. Mostrou-lhe sua bondade e fez que ele conquistasse a simpatia do chefe da prisão. 22.Este confiou a José todos o presos que ali se encontravam, e nada se fazia sem sua ordem. 23.O chefe da prisão não fiscalizava nada do que fazia José, porque o Senhor estava com ele e fazia-lhe prosperar tudo o que empreendia. "

Entendo o contexto e respondendo os quesitos abaixo:

1 - José era um homem formoso. Ao crescer em autoridade e competência, a mulher de Potifar começou a ter uma atração por ele. O padrão moral das mulheres Egípcias era muito baixo. Esta mulher, de origem pagã, era bruta e não tinha pudor nenhum em mostrar suas intenções.

Note que prova terrível foi esta situação para José:

1.1 - Ele era jovem e solteiro, mas fiel a Deus e à sua vontade. As investidas desta mulher, que ocupava uma posição de destaque, era uma lisonja. A situação poderia, sem dúvida, ter sido usada para enriquecer ou dar uma posição de poder a José. Talvez esta mulher tenha insinuado isto. Um romance com ela daria a José o controle sobre Potifar. A moral dos Egípcios era tão baixa, que talvez ninguém olhasse para José como alguém que estivesse cometendo alguma coisa errada ou inesperada.

José, entretanto, permaneceu firme. É evidente que este homem tinha uma comunhão íntima com Deus. Veja a sabedoria que ele demonstrou:

1. Enquanto José resistia firmemente, ele foi cuidadoso em não repreender ou insultar esta mulher, pois até certo ponto, ela ocupava uma posição de poder. Pra você o que é o poder?

2. Ele reconhecia o adultério como um roubo daquilo que pertencia a outro homem. Qual sua ideia sobre o pecado do adultério?
 
3. Ele não somente se recusou a ser seduzido por ela, como também flertar com a tentação. Muitos sucumbiram a tentação não porque planejaram isto, mas porque não se desviaram do mau caminho. Deixe o Senhor te ensinar o caminho de como prevenir o pecado.

4. Quando a tentação o assaltou, ele fugiu rapidamente. Que contraste foi a vida de José comparada com a vida de Judá e de tantos outros. Suplique ao Senhor o dom da pureza.

Deus pode cuidar do seu povo mesmo na prisão. Até mesmo o coração dos carcereiros está na mão de Deus. Bem cedo este homem viu a honestidade, sabedoria e confiança de José. Podemos ver José, mais uma vez, ser elevado a uma posição de autoridade.

Que a nossa maneira de viver possa mostrar a todos que a nossa vida está nas mãos de Deus. E que também possamos aprender que Deus tem um plano para nós, e que o sucesso vem dEle. Assim como José, vamos confiar mesmo quando não podemos entender. Vamos servir a Deus aonde quer que Ele nos coloque. Anote tudo que o Senhor te disser.