85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Clube do Ouvinte da Paz

Os benefícios da graviola para a saúde

  • Publicado em 21/08/2017

Típica da América Central, a graviola é uma fruta saborosa cujo consumo é muito comum no Brasil. Reproduz-se facilmente no país, e prefere climas frios e amenos, apesar de crescer em todos os tipos de solo e ser comum no Nordeste. A árvore da fruta pode alcançar até 5 metros e possui folhas verdes e flores amareladas. 


Sem tamanho específico, o fruto possui formato oval, casca verde e por dentro é branco e suculento. Seu sabor é um misto de ácido, doce e leitoso e sua safra ocorre durante o ano todo.

A graviola é rica em carboidratos, vitamina C, B1 e B2, anonacina e compostos fitoquímicos e bioativos. A fruta pode ser usada no tratamento de abscessos, câncer, catarro, cólicas, diabetes, diarreias, insônia, depressão, hipertensão arterial, reumatismo, vermes e inflamações.

Graças à presença da vitamina C, o fruto ajuda no combate aos radicais livres, mantendo protegidas as células saudáveis do corpo. As fibras, presentes na fruta, ajudam no combate à prisão de ventre, além de auxiliar no emagrecimento, pois ajuda a regular o intestino e reduzir o apetite. Além disso, suas sementes são eficazes no alívio de dores estomacais.

A fruta pode ser consumida in natura, em sucos, doces, vitaminas, geleias, sorvetes e diversas outras receitas, e suas folhas na forma de chá. O chá pode ser feito com um litro de água e uma colher de sopa das folhas desidratadas. Leve a água ao fogo em um recipiente e, quando alcançar fervura, coloque as folhas. Apague o fogo e tampe, deixando em infusão até esfriar. Consuma meia xícara três vezes ao dia.

A graviola é contraindicada para mulheres gestantes.

Fonte: Benefícios Naturais