85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Chove em mais de 100 cidades em todas as regiões do Ceará nesta segunda-feira

  • Publicado em 11/02/2020

O Ceará voltou a registrar chuvas em todas a regiões do estado das 7h deste domingo (9) até as 7h desta segunda-feira (10), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No balanço do órgão atualizado às 10h50, as precipitações alcançaram mais de 100 cidades.

Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve a maior chuva, com 100,8 milímetros. Cruz, na Região Norte do Estado, teve 53 milímetros. Municípios da mesma região, como Marco (46,2 milímetros), Granja (45 milímetros), Itarema (37 milímetros, Amontada (36 milímetros), Acaraú (32 milímetros) e Forquilha (29,5 milímetros), também apresentaram acumulados consideráveis. Houve precipitações ainda em Quiterianópolis e Solonópole, ambas as cidades com 36 milímetros.

Em Fortaleza, a Funceme contabilizou apenas 7,4 milímetros no posto de Messejana. O maior volume da Região Metropolitana foi registrado em Aquiraz, com 15 milímetros.

Segundo o órgão, as chuvas ocorrem porque há nuvens de precipitações no Norte do Ceará. Essa nebulosidade está associada à formação de áreas de instabilidade que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema indutor de chuva. A ZCIT são nuvens que circulam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Previsão para terça e quarta-feira

A previsão da Funceme para segunda-feira é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva nos litorais Norte e Pecém, na Ibiapaba e no sul. Nas demais regiões, chuva isolada.

Para terça-feira (11), predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no sul. Há possibilidade de chuva nos litorais Pecém e Fortaleza e no Maciço de Baturité. E para quarta-feira (12), nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no sul. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Situação dos principais açudes

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,47% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 4,83% do volume máximo.

Fonte: G1 CE