85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Grupo de fiéis caminha mais de 260 quilômetros em romaria no interior do Ceará

  • Publicado em 15/01/2020

Um grupo de 54 fiéis decidiu encarar a pé os mais de 260 quilômetros entre as cidades de Itarema e Canindé, no Ceará. O grupo começou a caminhada na manhã do último domingo (12) e espera cumprir o percurso até sábado (18), na primeira edição da romaria Caminhando com Santa Rita.

Nestes seis dias de viagem, o grupo conta com apoio de um caminhão e três carros, além da presença de um massoterapeuta. Na manhã desta terça-feira (14), os devotos pararam no município de Miraíma para se alimentar e descansar. A romaria se encerrará com uma missa na Basílica de São Francisco.

O aposentado Domingos Ferreira Neto, de 70 anos, é o mais velho do grupo, mas a idade não atrapalha a energia para seguir caminhando. “Há muitos anos eu tenho vontade de fazer essa viagem a pé e agora deu certo. A minha fé de não desistir, de continuar forte, me faz seguir em frente”, conta. Domingos mora em Morro do Comum, no distrito de Almofala, em Itarema.

O aposentado já foi a Canindé 36 vezes ao longo da vida, mas nunca andando: “minha família toda está rezando por mim”.

Francisca Alves de Oliveira, a Dona Cici, de 69 anos, também não deixa a idade atrapalhar a caminhada. Residente no Bairro Porto dos Barcos, em Itarema, a aposentada lembra que decidiu pegar a estrada um dia antes de o grupo partir. “No sábado, eu passei o dia caminhando para me preparar para a viagem. Depois, fui na casa dos meus irmãos pedir doação de alimentos e consegui mais de 10 quilos”, recorda a devota de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Francisco.

Após mais de 48 horas na estrada, ela conta que ir de Itarema a Canindé a pé pela primeira é a realização de um sonho.

“Nós vamos rezando o terço, louvando, pedindo forças para conseguir chegar. Eu tô muito feliz por estar realizando meu sonho”.

Romaria Caminhando com Santa Rita

Esta é a primeira vez que acontece a romaria de Itarema a Canindé. O coordenador e idealizador da programação, o servidor público Francisco Evandro, lembra que a ideia surgiu em setembro do ano passado. “A gente lançou a proposta nas missas e tivemos o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do povo”.

Com doações, o grupo conseguiu arrecadar 1.400 litros de água e cerca de 800 quilos de alimentos para consumo durante a caminhada. “Ainda há de sobrar para a gente doar cestas básicas na estrada”, ressalta o romeiro.

Com a primeira experiência sendo concretizada, a intenção é manter a tradição de realizar o trajeto, sempre no primeiro mês do ano.

Com a primeira experiência sendo concretizada, a intenção é realizar a romaria sempre no primeiro mês do ano. “Nós somos funcionários públicos e este é o período que estamos de férias”, explica o professor de Biologia Junior Pinheiro, que participou de toda a organização da romaria. “Com essa primeira experiência, queremos entrar para a história do município de Itarema”, comemora o devoto.

O grupo deve chegar a Canindé na manhã de sábado (18) e voltar domingo (19) - de ônibus.

Fonte: G1 CE