85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Mais de 5 mil raios são registrados pela Enel na primeira semana de 2020 no Ceará

  • Publicado em 10/01/2020

A Enel, empresa que fornece energia para o Ceará, registrou, desde o dia 1º de janeiro até a última quarta-feira (8), em todo o estado, 5.601 raios. Cerca de 60% das descargas elétricas foram registrados somente na quarta-feira (8).

Conforme a Enel, Crateús foi o município com a maior incidência de raios do mês, com 614; seguido de Ipueiras, com 393 raios e Independência, registrando 357. A região Norte do Ceará notificou 70% dos fenômenos atmosféricos observados.

Vítima de raio

Na tarde desta quinta-feira (9), um caminhoneiro morreu e outras três pessoas ficaram feridas após serem atingidos por um raio em Jaguaruana, no interior do Ceará.

Segundo a polícia local, as vítimas descarregavam a carga do caminhão durante a tempestade, quando foram atingidas.

Raios em 2019

De acordo com a Enel, em 2019, a companhia registrou 74.304 descargas atmosféricas em todo o Ceará. Santa Quitéria foi também o município com mais incidências, com 3.735 raios. O mês de fevereiro foi o mês com o maior número de incidências, com o registro de cerca de 40% do total do ano.

O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas de todo o Brasil e antecipa contingências no atendimento de emergência. O programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos, como raios, queimadas, tempestades e fortes ventos para cada local monitorado.

Cuidados dentro de casa durante tempestade

- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
- Cuidados fora de casa durante tempestade:
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte: G1 CE