85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Banda E3: Uma expressão artística para comunicar o amor ao mundo

  • Publicado em 09/01/2020

Uma batida diferente que entrou na sintonia do coração dos jovens. A Banda E3 (Eleitos Pela Trindade), iniciou a sua trajetória nos átrios do carisma, em 2002, e hoje já está na sua terceira composição de cantores.

Tudo começou no Projeto Juventude para Jesus (PJJ) do Shalom da Paz, em Fortaleza, com um ritmo contemporâneo que logo conquistou aqueles que frequentavam o local, que já havia se tornado um grande ponto de encontro dos jovens católicos da época.

A essência da paz

O Reggae in flow, que tem como base o reggae, influências do rock, hip hop e pop, foi a grande novidade que fez a banda E3 “decolar” e se popularizar entre os jovens. Tendo a oração como o ponto de partida de cada composição, os cantores do núcleo inicial buscavam transmitir nas músicas a essência da paz que haviam encontrado por meio da Santíssima Trindade.

A jovialidade do ritmo nunca foi motivo para que a mensagem das letras fosse rasa: usualmente, a banda fala sobre a dimensão da eternidade que deve ser o anseio da pessoa humana, com a proposta de um convite aos jovens que ainda não encontraram a paz e o verdadeiro sentido do amor. O plano de fundo é sempre um anúncio atual: a alegria de pertencer a Deus.

Para povos de todas as nações

O grupo é conhecido por suas apresentações no Halleluya, maior Festival de Música Católica da América Latina. O primeiro show no festival aconteceu em Fortaleza, no ano de 2003. A banda continuou se apresentando no evento até 2008, voltou em 2013 e seguiu participando nos anos de 2014 a 2018.

Por ter se tornado muito conhecida, também foi chamada a se apresentar no Hallelyua de São Luís e no mesmo Festival, em Natal. Eventos católicos como “Luau das Tribos”, “Ressuscitou”, “Hallel”, “Réveillon da Paz”, além de programas de TV e de Rádio, como Fazendo Barulho (Rede Vida) e Dom Bosco FM, também ecoaram o som da E3 nas últimas décadas.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro em 2013 foi um momento inesquecível para a banda, que tornou a sua mensagem conhecida para povos de todas as nações em um dos palcos do evento, considerado o maior da Igreja Católica.

A canção “My Brother”

O grupo ganhou reconhecimento formal quando venceu o “Festival Recado de Música” com a canção “My Brother”, que faz um anúncio explícito da alegria que foi encontrada com Jesus Cristo por meio da Igreja Católica. Um trecho da música é um convite de um jovem que não se vê mais sem consolo: “Agora vem que eu tô mudado, eu não tô mais sozinho, o Senhor tá do meu lado”.


A atual conjuntura é feita por membros da Obra e da Comunidade de Aliança Shalom, que tem como principal missão a evangelização nos meios seculares como “Sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5, 14).

A banda pertence ao Projeto Artes, iniciativa da Comunidade cujo objetivo é comunicar ao mundo a verdade do Evangelho por meio da música, da dança e do teatro.

Anunciar a Boa Nova

A cada tempo, o próprio Cristo suscita novas inspirações aos corações sensíveis que estão dispostos a ofertar os seus dons. A Banda E3 é uma resposta ao pedido do Papa Paulo XI em sua Exortação Apóstolica Evangelii Nuntiandi: “O testemunho que o Senhor dá de si mesmo e que São Lucas recolheu no seu Evangelho, “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus”, tem, sem dúvida nenhuma, uma grande importância, porque define, numa frase apenas, toda a missão de Jesus: Para isso é que fui enviado”.

Fonte: Comshalom