85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Construção de miniterminais do Bairro José Walter e da Av. Washington Soares deve começar em fevereiro

  • Publicado em 09/01/2020

Dois miniterminais de integração de ônibus devem ser implantados, a partir de fevereiro, em Fortaleza no Bairro José Walter e na Avenida Washington Soares (entre os bairros Cambeba e José de Alencar). As empresas aprovadas no processo licitatório já foram definidas, com publicação no Diário Oficial do Município, e as obras devem ser concluídas até sete meses após o início das obras.

A construção de quatro miniterminais em Fortaleza foi anunciada em março de 2018 pela Prefeitura com previsão de entrega final para 2020. Os equipamentos foram colocados como possibilidade para facilitar os deslocamentos na Capital e aumentar o conforto dos passageiros.

A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) foi procurada para esclarecer sobre o atraso nas obras e a implantação dos outros quatro equipamentos, mas, até a publicação desta matéria, não respondeu aos questionamentos sobre isso.

Sobre a construção do equipamento no Centro, a Seinf, por nota, informou que o projeto está em fase de elaboração de edital para licitação.

No José Walter, serão duas plataformas de embarque e desembarque cobertas somando 700m² de área, além de espaço reservado para comércio, banheiros e posto da Guarda Municipal de Fortaleza. O valor da obra foi orçado em R$ 5.838.264,56.


Também serão implantadas faixas de pedestres elevadas que conectam as plataformas entre si e aos passeios existentes. A ciclofaixa existente deve passar por manutenção e gradis devem limitar o acesso para conduzir os pedestres às faixas elevadas como forma de garantir a segurança viária. A coberta do miniterminal foi dimensionada para a possibilitar a instalação futura de painéis solares que permitam o abastecimento de eletricidade do equipamento.

O miniterminal da Av. Washington Soares, que será construído na esquina com a Rua Olímpio Leite, deve seguir o mesmo padrão, com plataformas de embarque e desembarque cobertas e espaço para comércio, banheiro e posto de segurança. As plataformas devem somar 600 m² de área e a cobertura também permitirá a instalação de painéis solares. Para a realização da obra serão destinados R$ 4.370.853,46.

Os terrenos onde será implantado o miniterminal estão vazios, mas podem se conectar devido à passarela de pedestres que já existe no local. Para a adequação do local foram realizados ajustes como a instalação de rede de esgoto e requalificação das calçadas.

Fonte: G1 CE