85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Amigo do Céu: Descubra qual o seu Santo Intercessor de 2020

  • Publicado em 03/01/2020

Como já é tradição na Comunidade, no início de cada ano, depois de um breve momento de oração, “tiramos o nosso santo padrinho”, somos escolhidos por esse santo, para trilharmos um caminho de amizade no ano que se inicia, no desejo de crescermos na santidade com seu auxílio, buscando conhecer melhor sua vida e pedindo sua intercessão, também nos comprometemos a orar e nos sacrificar por algumas intenções de oração referentes ao santo e às intenções da Igreja e da Comunidade.

Essa prática iniciou-se em 2000, através de uma conversa informal entre o Padre João Wilkes e a nossa cofundadora, Emmir Nogueira, em dezembro de 2000. Recordando uma experiência pessoal vivida nos anos anteriores através das Irmãs Carmelitas de Propriá, que sortearam em seu lugar seus santos padrinhos a cada ano e, lendo, pela providência de Deus, em um livro um trecho referente ao assunto, veio a inspiração daquilo a ser vivido na Comunidade no coração da nossa cofundadora:

“Na aurora de cada ano novo, pedimos a um santo que nos escolha e ele terá o encargo de cuidar bem de nós durante todo o ano. Ele nos protegerá, nos soprará os bons caminhos a tomar e nos introduzirá em sua graça própria. Para saber qual é o santo que nos escolheu, reunimo-nos para orar e, após invocar o Espírito Santo, fazemos circular entre nós um cesto cheio de papeletas cuidadosamente dobradas. Nomes de santos estão ali escritos, juntamente com algo que eles disseram ou uma palavra que lhes diz respeito. E cada um recebe também uma tarefa que tem a ver com este santo. É surpreendente constatar a que ponto os santos tomam a peito seu ministério para conosco, cada um segundo a sua personalidade! Se alguém não conhece o santo que pegou, será uma boa ocasião para descobri-lo e para deixar este santo edificá-lo, transmitir-lhe ensinamentos. Se já o conhece um pouco, será a ocasião para conhecer outras facetas suas e sobretudo para tomá-lo como companheiro de caminhada. Deve-se saber que são os santos que nos escolhem e que não somos nós quem os escolhemos. Isto nos dá segurança, como tudo o que vem do alto” (Soeur Emmanuel, in Medjugorje, anos 90, ed. Loyola, 1998, pp 250-252)

Orientações Gerais

Você encontrará a lista de santos baseada na lista dada pela Sœur Emmanuel no seu livro e adaptada à nossa realidade, aos santos mais conhecidos de nossa vocação e às intercessões específicas do que mais precisávamos em 2000 e atualizadas para as necessidades de hoje e à cultura de intercessão pela Difusão do Carisma.

A retirada do nome dos Santos Amigos deve ser precedida de uma oração de Invocação do Espírito Santo para que o Senhor nos indique que santo nos escolheu – a escolha é dele, não nossa! – para nos apadrinhar (interceder especialmente por nós) durante o ano que entra. Caso isso não seja possível nesta data, a mesma poderá ser feita na primeira oportunidade em que estiverem reunidos. O importante é a comunhão entre os irmãos pois a mesma reflete a Comunhão dos Santos.

Conforme a condução do Espírito Santo na Assembleia Geral de 2013 com relação à profunda cultura de intercessão e de comunhão:

“As sementes do Evangelho também serão difundidas pela graça da intercessão, através do Carisma Shalom, nos mais diversos e distantes terrenos do mundo. A intercessão preparará os terrenos destes lugares para as quais o Senhor nos enviará e, ao mesmo tempo, gerará nos corações dos intercessores a compaixão pelos povos, bem como o desejo de partir para anunciar Cristo até os confins da terra” (AG 2013, art 25).

Dessa forma, somos convidados a nos tornar, pela intercessão, protagonistas do avançar do Carisma com parresia, em novos espaços, novas terras e novos povos.

Como fazer?

Faça uma breve oração e em seguida utilize o link abaixo:



Fonte: Comshalom