85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Novo trecho da Av. Santos Dumont começa a operar em sentido único

  • Publicado em 14/11/2019

O trecho da Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) e a Rua Valdetário Mota, começa a operar no sentido único centro-praia a partir desta quarta-feira (13). A mudança é devido às obras do binário da Avenida Santos Dumont. (veja abaixo as linhas de ônibus que vão sofrer alteração).

Em virtude da medida, os condutores que antes transitavam no sentido praia-centro para a Avenida Dom Luís devem seguir a partir desta quarta direto pela Rua Lauro Nogueira, dobrar à direita na Avenida Engenheiro Santana Júnior e realizar a volta na quadra no Hiper Bompreço pelas ruas Raimundo Oliveira Filho, Valdetário Mota e Eduardo Sabóia. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vão orientar motoristas.

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as linhas de ônibus que utilizam as ruas Joaquim Lima, Valdetário Mota, Santos Dumont, Jangadeiros e Lauro Nogueira para acessar o Terminal do Papicu passarão a seguir um novo itinerário de acordo com as orientações da AMC.

O percurso será: Rua Joaquim Lima, Avenida Engenheiro Santana Júnior, Rua Raimundo Oliveira Filho, Rua Valdetário Mota e Rua Eduardo Sabóia. A partir daí, os coletivos acessam a Avenida Engenheiro Santana Júnior e dobram à direita na Rua Lauro Nogueira, chegando ao Terminal do Papicu.

Confira as linhas impactadas com a alteração:

(053) Messejana/Papicu/Washington Soares
(286) Expresso/Antônio Bezerra/Santos Dumont
(066) Parangaba/Papicu/Aeroporto
(050) Siqueira/Papicu/Washington Soares
(055) Corujão/Grande Circular I
(820) Papicu/Conjunto Alvorada
(753) Cidade 2000/Sargento Hermínio
(713) Cidade 2000/Sargento Hermínio
(713) Santos Dumont/Perimetral
(017) Inter Shoppings
(041) Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu
(833) Cidade 2000/Centro
(150) Siqueira/Papicu/Washington Soares II
(166) Parangaba/Papicu/Aeroporto II
(627) Lagoa Redonda/Papicu e
(019) Messejana/Papicu/Manibura

Obras

O trecho completo do binário tem início na Avenida Santos Dumont, entre o Túnel Barros Pinho (Santos Dumont sob Via Expressa) até a Rua Doutor Francisco Matos, tendo a Rua Desembargador Lauro Nogueira como via alternativa ao Bairro Aldeota.

Orçadas em R$ 8,5 milhões, as obras preveem a remoção do canteiro central, construção de sistema de drenagem, implantação de pavimentação asfáltica, ciclofaixas, calçadas padronizadas, sinalização viária, paisagismo, entre outras intervenções.

Com a implantação do binário, será solucionado um dos principais gargalos de tráfego na Avenida Santos Dumont, por onde passam cerca de 1.500 veículos por hora de pico, no sentindo centro-praia.

Já no sentido oposto, circulam em média 1.000 veículos por hora de pico. Este binário será uma extensão do modelo já implantado, em 2014, nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís.

Fonte: G1 CE