85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Ceará deve gerar 3,7 mil empregos temporários no Natal; veja dicas para efetivar a vaga

  • Publicado em 15/10/2019

A criação de empregos temporários para o Natal deste ano deve ser a melhor no Brasil dos últimos seis anos, conforme previsão Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada nesta segunda-feira (14).

Segundo projeção da entidade, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento sazonal das vendas. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil). No Ceará, a previsão é de 3,7 mil vagas temporárias.

O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019. E também uma oportunidade de tentar se efetivar nas empresas a partir de uma vaga temporária.

O G1 listou cinco dicas para ajudar a transformar a vaga temporária em emprego efetivo. A especialista em recrutamento e seleção, a psicóloga Gisele Studart, afirma que é preciso demonstrar uma série de competências que hoje são indispensáveis no ambiente de trabalho. Entre elas, criatividade, resiliência para enfrentar desafios, foco em resultados e proatividade.

Confira as dicas da especialista:

Entregar além do esperado

O trabalhador que está buscando uma efetivação sempre deve tentar se destacar dos demais. Segundo a especialista em recrutamento e seleção, Gisele Studart, “ter iniciativa demonstra que você pode trazer bons resultados para a empresa".

"O trabalhador sempre deve ter isso em mente. A empresa não é uma instituição de caridade. O dono investe no funcionário para obter lucro, em seguida. Aumentar o rendimento da empresa é essencial para conseguir uma possível efetivação”, orienta.

Demonstrar interesse

O funcionário deve estar antenado no que está acontecendo dentro e fora do ambiente de trabalho e disponível para quando o gestor imediato precisar. Colocar barreiras e limitações de horário de trabalho, por exemplo, não é o ideal, de acordo com a especialista.

“Logo no início da contratação, é preciso ter uma conversa aberta com o gestor para saber o que ele espera de você. Isso é importante para que você consiga impressionar e demonstrar comprometimento com a sua função”, detalha a especialista.

Pedir feedbacks

“Pedir feedbacks é uma atitude louvável e muito bem avaliada por gestores. Às vezes, você acha que está fazendo um bom trabalho, porém é a sua visão. Saber o olhar da empresa é essencial. O funcionário precisa entender como a empresa está vendo o seu trabalho. Assim, pode alinhar pensamentos e objetivos”, acrescenta Gisele.

Sugerir melhorias

Outra forma de se destacar no mercado é pensar no crescimento da empresa e na melhoria do desempenho de outros colegas. Por isso, é necessário oferecer um projeto de melhorias para o local de trabalho. Segundo Gisele, “toda empresa responsável deve ter foco em melhorias. Por isso, muitas vezes essas empresas não enxergam onde podem melhorar. Por isso, o trabalhador pode fazer esse elo, mas - claro - sempre com cautela”.

Bom relacionamento

“O bom relacionamento é essencial em tudo porque a parte relacional e emocional é o que conta. Isso é o que faz diferença nos negócios. Alguém sempre está lhe assistindo. Ninguém vai lhe indicar se não conhece você, se não gosta de você ou se não confia no seu trabalho”, finaliza Gisele Studart.


Fonte: G1 CE