Carteira de estudante de 2018 tem validade prorrogada até junho
A carteirinha de estudante de 2018 teve a validade prorrogada até 30 de junho. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a partir de 1º de julho as novas carteiras estudantis, de 2019, vão ser desbloqueadas. O documento estava previsto para valer até o fim de abril.
Caso o estudante não possua a carteira de 2018, é possível antecipar a validade da carteira 2019, indo à sede da Etufor.
E aqueles que possuem créditos no documento 2018, a partir de 1º de julho, podem transferi-los para o novo documento.
O prazo foi prorrogado em virtude do processo licitatório para a gráfica de carteiras estudantis para instituições públicas, segundo a Etufor.
Como solicitar a carteirinha
Os estudantes podem solicitar sua carteira estudantil em qualquer momento do ano, independente do prazo. A solicitação pode ser feita em suas próprias instituições de ensino ou pelo site da Prefeitura de Fortaleza.
Os alunos novatos que nunca tiveram carteira de estudante e os alunos das universidades públicas e IFCE devem comparecer à sede da Etufor, aos Vapt-Vupt de Messejana e Antônio Bezerra, ao shopping Aldeota ou ao shopping RioMar Kennedy.
Os horários de atendimento são:
Etufor: de segunda a sexta, de 8h às 16h30
Vapt-Vupt de Messejana e Antônio Bezerra: de segunda a sexta, de 8h às 16h30
Shopping Aldeota; shopping RioMar Kennedy: de segunda a sexta, de 8h às 17h
O processo para pedir a carteirinha tem quatro fases: solicitação, entrega da documentação, cadastro da biometria facial e confirmação da matrícula pela instituição de ensino. Os alunos que já realizaram a biometria facial não precisam repetir o procedimento.
Documentos e taxa
Os documentos necessários tanto para estudantes de escolas públicas quanto de instituições particulares são:
Identidade
CPF
Declaração de matrícula
Comprovante de endereço
Os valores para solicitar na rede particular variam de R$ 22,00 a R$ 34,00. O boleto pode ser impresso e pago nas casas lotéricas.
A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas será solicitada pela direção da instituição que ficará responsável pela solicitação da gratuidade.