85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Clube do Ouvinte da Paz

Consumo de cajá ajuda na prevenção da osteoporose

  • Publicado em 05/09/2017

Cajá é uma fruta da cajazeira com nome científico Spondias mombin, também conhecida como cajá-mirim, cajazinha, taperibá, tapareba, taperebá, tapiriba, ambaló ou ambaró.

O cajá é rico em sais minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro. O Cálcio fortalece os ossos evitando a osteoporose, o fósforo é fundamental na estrutura óssea e atua na contração muscular, e o ferro aumenta as energias do corpo e fortifica as defesas do organismo. É uma excelente fonte de vitaminas A, B e C.

É mais conhecido por ser fonte de vitamina C que é antioxidante e combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento do câncer. Apresenta Fibras que aumentam a sensação de saciedade e tem pouca caloria, é incluso na maioria das dietas para emagrecimento.

As formas de consumo da fruta

Por ser uma fruta ácida, normalmente não é consumido ao natural. Existem diversas maneiras de se consumir o cajá. Ele pode ser consumido como suco, sorvete, geleias, vinhos, licores, refrescos, polpas e também como caipirinha, a mais apreciada pelas pessoas que consomem a fruta.

Os benefícios do cajá

Por ser uma fruta rica em tantos nutrientes, fibras, vitaminas e sais minerais, o cajá acaba sendo uma fruta benéfica em vários aspectos.

Ele ajuda no funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre, aumenta o sistema imunológico, assim seus benefícios vão além de deixar o organismo mais resistente contra bactérias e vírus. 

Previne a osteoporose, a constipação, resfriados e gripes, e previne também a fadiga.

Ele atua também na proteção da pele e mucosa, diminui o cansaço físico, é importante na função da retina e é muito eficaz contra infecções.