85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

Dom João Bras de Aviz preside missa de abertura do Congresso de Jovens Shalom 2017

  • Publicado em 05/09/2017

Na tarde da última segunda-feira, 4, a Comunidade Católica Shalom reuniu-se na basílica de São João de Latrão para a missa de abertura do Congresso de Jovens Shalom(CJS) e também em ação de graças pelos 35 anos da Comunidade. A missa votiva ao Espírito Santo foi presidida pelo Cardeal João Bras de Aviz, prefeito da Congregação para a Vida Religiosa e os Institutos de Vida Consagrada.


Confira alguns trechos da homilia:


“Nós precisamos da sabedoria, nós precisamos de horizontes claros para caminhar, ao menos o mais claro possível. É bom a gente pensar que Deus quis para nós, no coração da igreja, o Espírito Santo. Quem é esse Espírito? É o Espírito de Jesus, é o Espírito do Pai. Não são três Deus, um Deus só, três pessoas? O Espírito é esta grande realidade que une o Pai e o Filho.

Vocês escolheram um aspecto importantíssimo da vida desse Espírito, que é a paz. Onde entra o Espírito de Deus, entra a paz, aquela paz construtiva, aquela paz dinâmica.

A nossa missão, no fundo, é perceber o amor desse Espírito por nós em Cristo, no Pai, e depois irmos caminhando, adequando a nossa vida ao que Ele sugere

Este Espírito nos levará até o fim, ao encontro com o Senhor, porque o Senhor é apaixonado por nós.

Vocês são um movimento muito novo, mas como é verdade que nas pessoas onde entra esse Espírito entra a alegria, a felicidade, a realização, no meio das dificuldades. Os monges, desde o começo, entravam nos mosteiros para poder, dizia São Bento, voltar para Deus, para ser atraídos de novo pelo amor de Deus.

Então se nós conseguirmos intuir que o amor nos faz ser pequenos, e diante de Deus é fácil, Deus é grande e nós somos pequenos. É difícil ser pequeno diante do outro, do diferente, do que tem outra história, do que não conviveu nos mesmos ambientes que nós, do que tem ideias diferentes, do que tem uma religião diferente. Então este tornar-se pequeno diante do outro por amor é a grande estrada, me parece hoje, do Espírito Santo para todos nós.

Nós esperamos em algo já realizado, já feito, e nós queremos que isso seja feito com o Espírito de Deus, que constrói em nós a paz. Amém.”

CJS

O Congresso de Jovens Shalom acontece desde 1989. A partir de 2015 o evento se espalhou pelo mundo e teve edições em diversos países como: Brasil, Paraguai, Itália e França.  A edição de Roma acontece dentro da Convenção Shalom que comemora os 35 anos da instituição. Todo ano o Congresso aborda o tema escolhido pelo Papa  da Jornada Mundial da Juventude daquele ano, e é sempre um momento de preparação para a próxima JMJ.

 Serviço

O que: Congresso de Jovens Shalom.

Onde: 

Dia 5 – A partir das 8h no Auditorium della Conciliazione, na Via Della Conciliazione.

Fonte: Comunidade Shalom