85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Clube do Ouvinte da Paz

Benfeitor e você: O pobre nas Sagradas Escrituras

  • Publicado em 29/11/2018

Dez conselhos que podemos encontrar nas Sagradas Escrituras acerca do pobre:

 

"Se houver no meio de ti um pobre entre os teus irmãos, em uma de tuas cidades, na terra que te dá o Senhor, teu Deus, não endurecerás o teu coração e não fecharás a mão diante de teu irmão pobre”. (Deuteronômio 15, 7)

"Nunca faltarão pobres na terra, e por isso dou-te esta ordem: abre tua mão ao teu irmão necessitado ou pobre que vive em tua terra”. (Deuteronômio 15, 11)

"Dá esmola dos teus bens e não te desvies de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti”. (Tobias 4, 7)

" Feliz quem se lembra do necessitado e do pobre, porque no dia da desgraça o Senhor o salvará”. (Salmos 40, 2)

" Defendei o oprimido e o órfão, fazei justiça ao humilde e ao pobre”. (Salmos 81, 3)

“Não rejeites o pedido do aflito, não desvies o rosto do pobre”. (Eclesiástico 4, 4)

“Estende a mão para o pobre, a fim de que sejam perfeitos teu sacrifício e tua oferenda”. (Eclesiástico 7, 36)

"Encerra a esmola no coração do pobre, e ela rogará por ti, a fim de te preservar de todo o mal”. (Eclesiástico 29, 15)

 

***

 

Jesus tinha um amor aos pobres e ao longo dos evangelhos podemos ver Ele nos ensinando atitudes que devemos tomar para os que precisam. Essas atitudes são: dividir, ser solidário e partilhar.

1ª atitude – Dividir

Jesus ensina aos seus que devemos dividir o que temos. Como vimos semana passada aquilo que sobra, que é supérfluo não nos pertence, mas é de direito daqueles que necessitam.

Jesus diz no livro de São Lucas que “Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo”.

2ª atitude – Ser solidário

 “Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta o pagarei. Qual desses três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? ”. Respondeu o doutor: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então, Jesus lhe disse: “Vai, e faze tu o mesmo”." 

3ª atitude – Partilhar o dízimo

"Jesus sentou-se defronte do cofre de esmola e observava como o povo deitava dinheiro nele; muitos ricos depositavam grandes quan­tias. Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um qua­drante. E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: “Em verdade vos digo: esta pobre viú­va deitou mais do que todos os que lançaram no cofre, porque todos deitaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, de sua indigência, tudo o que tinha para o seu sustento”.

SEJA UM BENFEITOR DA PAZ, CLICANDO AQUI!

CONTATO: 0800-602-2829

PRODUÇÃO: Guilherme Rocha