85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Clube do Ouvinte da Paz

Benfeitor e você: São Francisco e a vida fraterna

  • Publicado em 15/10/2018

Para São Francisco a vida fraterna foi fundamento para o começo da fraternidade franciscana. Tanto que a exortava os frades enviados em missão a serem como mães uns para os outros. 

Certa vez, em um eremitério dos frades, vinham às vezes ladrões para pedir pão aos frades, porque naquela província escondiam-se em grandes florestas e saíam às vezes nas estradas e nos caminhos para espoliar as pessoas. 


Por isso, alguns frades do lugar diziam: “Não é bom dar-lhes esmolas, principalmente porque são ladrões e fazem grandes males às pessoas”. 


Outros, levando em conta que pediam humildemente e por serem obrigados por grande necessidade, de vez em quando davam-lhes alguma coisa, sempre admoestando-os para se converterem à penitência. 


Nesse meio tempo, o bem-aventurado Francisco chegou àquele lugar e os frades o interrogaram se deviam dar pão ou não. 

Disse-lhes o bem-aventurado Francisco: “Se fizerdes como vos direi, confio no Senhor que conquistareis suas almas”. 


E lhes disse: “Ide, adquiri pão e vinho dos bons, e levai-os para eles na floresta, onde sabeis que eles vivem, clamando e dizendo: Irmãos ladrões, vinde a nós, porque somos irmãos e vos trazemos bom pão e bom vinho. Eles virão imediatamente a vós, e vós estendereis uma toalha no chão, e poreis em cima pão e vinho, para servi-los humilde e alegremente, enquanto estiverem comendo. E depois da refeição, falar-lhes-eis algumas palavras do Senhor e por últimos pedirão por amor do Senhor que prometam não bater em ninguém, nem fazer mal a algum homem ou outra pessoa, porque, se pedirdes tudo ao mesmo tempo não vos escutarão. E eles, por causa da humildade e da caridade que lhes demonstrastes, logo vos prometerão. E o Senhor os inspirará, por sua misericórdia, para que se convertam por causa da humildade e caridade que demonstrastes para com eles”. 


Então os frades se levantaram e fizeram tudo como lhes disse Francisco, e eles, pela misericórdia de Deus ouviram e observaram à letra, ponto por ponto todos os pedidos que os frades lhes fizeram. Até mais: por causa da familiaridade e da caridade que os frades demonstraram para com eles, começaram a carregar lenha para eles nas costas para o eremitério. Alguns entraram na Fraternidade, outros acolheram a penitência, prometendo que daí em diante não iam cometer aqueles males mas queriam viver do trabalho de suas mãos. Os frades ficaram muito admirados e outros que ouviram e souberam disso, consideraram a santidade de Francisco, pois ele levou à conversão homens tão pérfidos que se converteram ao Senhor tão depressa.

SEJA UM BENFEITOR DA PAZ, CLICANDO AQUI!

CONTATO: 0800-602-2829

PRODUÇÃO: Guilherme Rocha