85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Tempo de Viver

Cerco de Jericó: Estudo Bíblico do dia 26-09-18 (QUA)

  • Publicado em 26/09/2018

Tema: Profecia de Simeão

Indicação: Leia por três vezes Lucas 2, 33-39, o que significará as palavras do velho Simeão a Maria?! Deixe-se envolver pela atitude de Maria que guardava tudo em seu coração.

"Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam. 34.Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições,
35.a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. 36.Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada. 37.Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. 38.Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação. 39.Após terem observado tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré.”

Entenda o texto e ore anotando tudo o que o Senhor te disser ao coração.

Simeão percebeu o verdadeiro propósito de Deus de alcançar os gentios além de Israel.
Lucas, um gentio, devia estar especialmente interessado em sua profecia.

Jesus não era apenas outra criança judia, mas era o pivô da fé. Aqueles que cressem nele subiriam a novas alturas; aqueles que o rejeitassem cairiam em negro desespero. Sem Jesus a vida do homem é vazia e estéril.

Simeão deu uma indicação de que Maria sofreria profunda tristeza por causa dEle. Nós já sabemos o porque, mas imagine você Maria ouvir aquilo naquela época, sabendo que Ele é o Filho de Deus.

Tanto no Velho, como no Novo Testamento, as mulheres recebiam poderes proféticos. Débora (Juízes 4:4) foi uma das primeiras líderes de Israel, e as filhas de Filipe, o evangelista, também profetizavam (Atos 21:9). Ana a mulher de Simeão é uma profetiza. Ore ao Senhor pedindo o dom da profecia.

Ana convivera com o seu marido sete anos antes da morte deste. Se ela tivesse se casado com a idade de doze anos, teria então mais de cem anos de idade, a não ser que Lucas mencionasse o total de sua idade. Assim como Simeão, ela fazia parte do remanescente piedoso do judaísmo.

A grandeza da fé de Ana está comprovada por sua confiança em que essa criança era o instrumento prometido para a redenção nacional.

Contemple este texto e deixe-se envolver por Maria, pela ação do Espírito Santo naquele lugar, deixe que a palavra de Deus envolva sua vida na alegria de ser de Deus.
Bom Estudo. Shalom!