85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Tempo de Viver

Cerco de Jericó: Estudo Bíblico do dia 21-09-18 (SEX)

  • Publicado em 21/09/2018

Tema: Fuga para o Egito e massacre dos inocentes e retorno do Egito e estabelecimento em Nazaré

Indicação: Leia com atenção Mateus 2, 13-23, perceba a mão de Deus e suas permissões até mesmo na vida de seu Filho Jesus.

"Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar. 14.José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15.Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1). 16.Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos. 17.Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18.Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jer 31,15)! 19.Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: 20.Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino. 21.José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22.Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia 23.e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.”

Entenda o texto e ore colocando sua vida nos acontecimentos da vida de S. José, Maria e o menino.

A Fuga para o Egito e o Massacre das Crianças.
Novamente somos devedores tão somente a Mateus por esta informação. Os dois incidentes relacionam-se com passagens do Velho testamento. Essa relação entre passagens do V.T e N.T, é uma característica deste Evangelho.

Uma segunda vez José recebeu instruções por meio de um anjo (veja 1:20) e tomando Jesus e Maria, levou-os para o Egito. A partida apressada parece ter acontecido na mesma noite em que os magos partiram. No Egito, onde havia uma grande população de judeus, a família provavelmente foi bem recebida sem chamar a atenção. O apócrifo Evangelho da Infância conta milagres fantásticos ocorridos ali (cap. IV).

A morte de Herodes
Depois de uma enfermidade repulsiva, para que se cumprisse as escrituras, relaciona esta experiência com Os. 11, 1, uma passagem que se refere historicamente à libertação dos israelitas no Egito. Mateus vê Israel nessa profecia como uma figura de Jesus Cristo, o único filho de Deus.
 
Mandou matar todos os meninos.
Esse ato assassino de Herodes (que incluiu não mais que algumas dúzias de crianças, por causa do tamanho pequeno de Belém) não ficou registrado em outros escritos históricos e o fato não causa admiração por causa das atrocidades frequentes do rei. Assassinou sua esposa e seus três filhos. Josefo o chama de “um homem de grande crueldade para com todos os homens” (Antigo. xvii 8.1). Dois anos para baixo mostra que Herodes não queria se arriscar a perder a sua vítima. Jesus não teria dois anos necessariamente.

Raquel chorando por seus filhos.
Uma citação de Jr. 31,15, que descreve a lamentação do tempo do exílio de Israel. Aquela calamidade, causada pelo pecado de Israel, foi a causa eventual de Herodes ter subido ao trono e agora era a causa desta atrocidade. Mateus reúne as duas calamidades como partes de um mesmo quadro.

Residência em Nazaré.
Lendo-se Mateus, poder-se-á supor que Belém era a residência original. Lucas explica, mostrando que Nazaré foi o primeiro lar. Parece que José pretendia ficar permanentemente em Belém até que seus planos foram divinamente alterados. Coloque-se diante do Senhor e perceba que ao mudar os planos de José que gostaria de fixar residência em Belém, o Pai está salvando o seu povo e se utiliza da obediência e despojamento de José.

Deixe-se visitar por uma graça de despojamento e deixe o Senhor mudar os rumos de sua vida que pode está estagnada em você mesmo, sem progresso na vida espiritual por causa da sua desobediência aos sinais amorosos de Deus.

Obs.: Perceba que nós juntamos os estudos bíblicos dos dias 20 e 21.09 da pagina 63 do livro, porque há uma repetição de dias no dia 15.09.