85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Tempo de Viver

Cerco de Jericó: Estudo Bíblico do dia 20-09-18 (QUI)

  • Publicado em 20/09/2018

Tema: José assume a paternidade legal de Jesus

Indicação: Leia com atenção Mateus 1,18-25, veja que maravilhosa postura de Josè esposo de Maria, assume a paternidade do filho de Deus.

"Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. 19.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20.Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. 22.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23.Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco. 24.Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. 25.E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus. "

Entenda o texto e ore, colocando-se na cena, contemplando José assumindo Jesus como filho.


1.21 Jesus.

Jesus é a forma grega do hebraico Yeshua (Josué), que significa "O Senhor salva".

O termo define a futura missão do Filho de Maria, que é salvar o seu povo dos seus pecados (v. 21). O pecado é o maior inimigo da raça humana, arruinando a vida e a alma da pessoa. Através da morte expiatória de Jesus e do poder santificador do Espírito Santo, quem vem a Jesus é libertado da culpa e da escravidão do pecado (ver Jo 8:31-36; At 26:18; Rm 6; 8:1-16).
1.23 A Virgem dará à luz.

Tanto Mateus como Lucas concordam em declarar inequivocamente que Jesus nasceu de uma virgem, sem intervenção de um pai humano, e que Ele foi concebido pelo Espírito Santo (v. 18; Lc 1:34-35). A doutrina do nascimento virginal de Jesus, da há muito tempo vem sendo atacada pelos teólogos liberais. É inegável, no entanto, que o profeta Isaías vaticinou a vinda de um menino, nascido de uma virgem que seria chamado "Emanuel", um termo hebraico que significa "Deus connosco", (Is 7:14). Essa predição foi feita 700 anos antes do nascimento de Cristo.

A palavra "virgem" é a tradução correcta da palavra grega parthenos, empregada na Setuaginta, em Is 7:14. A palavra hebraica significando "virgem" (almah), empregada por Isaías, designa uma virgem em idade de casamento, e nunca é usada no AT para qualquer outra condição de mulher, excepto a da virgindade. Daí, Isaías, Mateus e Lucas afirmarem a virgindade da mãe de Jesus.

É de toda a importância o nascimento virginal de Jesus. Para que o Redentor pudesse expiar os nossos pecados e assim nos salvar, Ele teria que ser numa só pessoa, tanto Deus como homem impecável (Hb 7:25-26). O nascimento virginal de Jesus satisfaz essas duas exigências. A única
 
maneira de Ele nascer como homem era nascer de uma mulher. A única maneira de Ele ser um homem impecável era ser concebido pelo Espírito Santo (v. 20; cf. Hb 4:15).

A única maneira de Ele ser divino, era ter Deus como Pai. A concepção de Jesus, portanto, não foi por meios naturais, mas sobrenaturais, daí, "o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus" (Lc. 1:35). Por isso, Jesus Cristo nos é revelado como uma só Pessoa divina, com duas naturezas; divina e humana, mas impecável.

Por ter vivido como ser humano, Jesus compadece-se das fraquezas do ser humano (Hb 4:15- 16). Como o divino Filho de Deus. Ele tem poder para libertar o ser humano da escravidão do pecado e do poder de Satanás. Como ser divino e também homem impecável, Ele preenche os requisitos como sacrifício pelos pecados de cada um, e também como sumo sacerdote, para interceder por todos os que por Ele se aproximam de Deus.

Faça uma memória dessa passagem, percebendo a beleza da Virgindade de Maria e a postura de José e clame ao Senhor o dom da Castidade em seus atos, posturas e palavras. Anote tudo o que o Senhor te falar.